Blog Dr. Shape

As vantagens da Vitamina D para o ser humano

By 09/05/2018 No Comments

Do latim “solis”, o sol é uma estrela que representa 99,86% da massa do sistema solar. Todos os outros corpos como planetas, asteroides e cometas, giram ao redor dessa gigantesca estrela com massa 332 900 vezes maior que a da Terra.

O sol além de iluminar nosso dia a dia é extremamente importante para a saúde e o funcionamento do corpo humano. Isto porque o organismo dos seres terrestres obtém a vitamina D por meio dos raios do tipo ultravioleta B disparados pelo Sol a incríveis 149.600.000 km da Terra.

A vitamina D que vem dessa grande estrela beneficia muitas pessoas, mas e as que não consegue absorver? A saída está em alguns alimentos como os peixes gordos e ou através de suplemento produzidos em laboratório.

Mas há muitos anos, quando a ciência não era tão evoluída, acreditava-se que a vitamina D só poderia ser obtida pela alimentação. Ela foi batizada com a letra D, pois foi descoberta após as vitaminas A, B e C. Na década de 1970 os cientistas descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo corpo humano, o que significa que a vitamina D é oficialmente um hormônio e não uma vitamina.

São muitas as vantagens do consumo de vitamina D. Ela é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e controla 270 genes como as células do nosso sistema cardiovascular. Ou seja, vitamina D em dia, é seu coração e vasos sanguíneos em dia.

A vitamina D é vital para a manutenção do tecido ósseo, é importante para o tratamento de artrite reumatoide e esclerose múltipla e contribui para a prevenção de 17 tipos de câncer.
Daria para ficar horas e horas falando sobre as vantagens da vitamina D ser sintetizada pelo organismo humano. Mas um exemplo de como ela é importante se dá quando pensamos na depressão, uma das doenças mais presentes em nossas vidas.

Claro que a depressão é uma doença complexa, que envolve diversas variáveis, contudo maiores níveis dessa vitamina estão ligados a um decréscimo considerável do risco de depressão, com ênfase entre pessoas com histórico da doença, conforme pesquisa realizada por psiquiatras do UT Southwestern Medical Center, no Texas (Estados Unidos).

Agora, se você não tem tempo para tomar aquele solzinho maroto ou não come peixes com alto teor de vitamina D, a solução é já ir reservando seu suplemento de vitamina D e dar um upgrade na prevenção de todas as doenças e problemas citados nesse artigo.

Conhecimento é tudo! Agora que você sabe muito sobre as vitaminas, saiba mais também sobre as vantagens do Whey Protein para a sua dieta. Baixe o ebook “Tudo sobre whey Protein” – https://bit.ly/2rQDH4B

Este artigo foi feito em colaboração com a nutricionista Carol Faria – CRN 26.791
Instagram: https://www.instagram.com/nutricionista_carolfaria/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/carol.faria.319
Site: http://nutricionistacarolfaria.com.br